Geral

Resoluciones finales de la Cumbre antiimperialista y anticolonialista en Cochabamba

Resoluções Finais da Cúpula Anttimperialista em Cochabamba – Bolívia

— Castellano —

Este viernes se realizó el gran cierre de la Cumbre de antiimperialistas y anticolonialistas reunidos en Cochabamba durante tres jornadas de trabajo, intercambio de experiencias y hermandad. Casi un millón de personas se hicieron presentes para escuchar el discurso de Evo Morales. Durante la jornada de movilización, fueron leídas las conclusiones de las mesas de trabajo realizadas durante el miércoles 31 de julio y el jueves 1° de agosto.

Previo al inicio de la Cumbre, estaban planteadas cinco mesas de trabajo. Debido a la iniciativa y la propuesta de varias delegaciones, entre ellas la de Venezuela, se creó una sexta mesa denominada “Contraofensiva Comunicacional”. Las cinco mesas de trabajo originarias son 1) Soberanía Política, 2) Soberanía Económica, 3) Descolonización y Antiimperialismo, 4) tratados Internacionales sobre Derechos Humanos y 5) Espionaje.

La llamada Cumbre Antiimperialista fue convocada a principios de mes por cinco organizaciones sociales bolivianas con la intención de condenar el bloqueo que sufrió el presidente Evo Morales a su regreso de Europa el pasado 2 de julio.

— Português —

Nesta sexta-feira foi realizado o grande encerramento da Cúpula de antiimperialistas e anticolonialistas reunidos em Cochabamba durante três dias de trabalho, troca de experiências e irmandade. Quase um milhão de pessoas de fizeram presentes para escutar o discurso de Evo Morales. Durante a jornada de mobilização foram lidas as conclusões das mesas de trabalho realizadas durante a quarta-feira, dia 31 de julho e a quinta-feira, dia 1º de agosto.

Antes do início da Cúpula, haviam sido propostas cinco mesas de trabalho. Devido à iniciativa de varias delegações, entre elas a da Venezuela, criou-se uma sexta mesa denominada Contraofensiva Comunicacional. As cinco mesas de trabalho originais são 1) Soberania política, 2)Soberania econômica, 3)Descolonização e antiimperialismo, 4) Tratados internacionais sobre Direitos Humanos e 5) Espionagem.

A chamada Cúpula Antiimperialista foi convocada no início do mês de Julho por cinco organizações sociais bolivianas com a intenção de condenar o bloqueio sofrido pelo presidente Evo Morales quando retornava da Europa no dia 2 de Julho.

Informações obtidas em: PIA (Periodismo Internacional Alternativo) e TeleSur

Leia na íntegra as Conclusões finais da Cúpula.

Lee el texto completo con las Conclusiones finales de la Cumbre.

O Grupo de Estudos em Antropologia Crítica é um coletivo independente que atua na criação de espaços de auto-formação e invenção teórico-metodológica. Constituído em 2011, o GEAC se propõe, basicamente, a praticar “marxismos com antropologias”. Isto significa desenvolver meios para refletir, de maneira situada, sobre os devires radicais da conflitividade social contemporânea. Delirada pelo marxismo, a antropologia se transforma, para o GEAC, numa prática de pesquisa e acompanhamento político das alteridades rebeldes que transbordam e transgridem a pretensão totalitária do modo de produção vigente e da sua parafernália institucional.

0 comments on “Resoluciones finales de la Cumbre antiimperialista y anticolonialista en Cochabamba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: