Geral

Realizada primeira reunião do GEAC em 2012

Foi realizada, na segunda-feira (12/03), a primeira reunião do GEAC em 2012. Neste encontro inicial, os participantes do Grupo de Estudos em Antropologia Crítica elaboraram um cronograma de atividades e leituras para o semestre. Para ler a agenda do GEAC, acesse a seção GEAC em 2012/1.

Ampliação da Tinta Crítica

O participantes do Grupo discutiram as atividades que serão realizadas neste período. Já em abril, o GEAC lançará a terceira edição impressa do boletim A Tinta Crítica. A  novidade do novo número do informativo é sua mudança para o formato tabloide, que garantirá uma ampliação na quantidade e no espaço das colunas.

Planejamento de atividades

Na segunda-feira foram dados os passos iniciais para a realização do evento Leituras, narrativas e críticas antropológicas sobre o neoliberalismo: perspectivas no sistema-mundo, com realização prevista para o mês de agosto de 2012. Também definiu-se o cronograma de  planejamento de uma oficina de narrativas na fronteira entre Brasil e Uruguai (cidade de Aceguá) orientada pela perspectiva da ecologia de saberes, apontada por Boaventura de Sousa Santos como ferramenta central para a elaboração de alternativas políticas fundamentadas nos saberes locais.

Consolidação da Rede de Antropologia Crítica

@s membros do GEAC propuseram duas atividades que apontam no sentido de divulgar e consolidar a RAC em Porto Alegre. A primeira delas seria a apresentação da Rede no evento Antropologias na América Latina, organizado pelos estudantes do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A novo número da Tinta Crítica (lançamento previsto para abril/2012) terá um editorial dedicado a divulgação da RAC e seu lançamento oficial deve ocorrer no Comitê Latino-americano em data a definir. Daniel Etcheverry, professor da Universidade Federal do Pampa, trouxe notícias sobre o interesse despertado pela RAC em grupos de estudo organizados em outras instituições de ensino federal no Rio Grande do Sul. A expectativa é que eles, em breve, possam compartilhar o espaço da Rede de Antropologia Crítica.

Participação a distância

Esta foi a primeira reunião do GEAC que contou com participação a distância, via skype. Celeste Hernández, do IDAES-UNSAM (Argentina), marcou presença no encontro e inaugurou esta nova possibilidade de comunicação que havia sido prevista na última reunião do GEAC em 2011. Todos aqueles interessados em participar dos encontros do GEAC através da internet podem escrever para: antropologiacritica@gmail.com

Entrevista com Boaventura

Ao término da reunião, foi exibida pela primeria vez a entrevista realizada pel@s membros do GEAC e da RAC a Boaventura de Sousa Santos durante o Fórum Social Temático, no mês de janeiro em Porto Alegre. Em breve o vídeo estará a disposição no blog. A íntegra da entrevista será publicada na edição de abril da Tinta Crítica.

O Grupo de Estudos em Antropologia Crítica é um coletivo independente que atua na criação de espaços de auto-formação e invenção teórico-metodológica. Constituído em 2011, o GEAC se propõe, basicamente, a praticar “marxismos com antropologias”. Isto significa desenvolver meios para refletir, de maneira situada, sobre os devires radicais da conflitividade social contemporânea. Delirada pelo marxismo, a antropologia se transforma, para o GEAC, numa prática de pesquisa e acompanhamento político das alteridades rebeldes que transbordam e transgridem a pretensão totalitária do modo de produção vigente e da sua parafernália institucional.

0 comments on “Realizada primeira reunião do GEAC em 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: