Geral

Antropologias Mundiais

Depois da participação  do antropólogo colombiano Eduardo Restrepo  no evento “Ensaios, Criticas e Leituras Antropológicas Sobre o Neoliberalismo: Perspectivas no Sistema-Mundo”, organizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS pertencentes ao Grupo de Antropologia Critica (GEAC), vêm sendo estabelecidos alguns contatos com membros da REDE DE ANTROPOLOGIAS DO MUNDO –RAM/WAN.

Gustavo Lins Ribeiro, membro dessa coletividade e professor da Universidade de Brasilia (UNB), escreveu um e-mail ao GEAC  disponibilizando a versão em português do célebre livro ANTROPOLOGIAS MUNDIAIS, organizado por ele e pelo antropólogo, também membro da RAM/WAM, Arturo Escobar. Além  de oferecer uma cópia impressa do livro para a Biblioteca da UFRGS, também disponibilizou dois  artigos da sua autoria que anexamos no link abaixo.

– Antropologias Mundiais: para um novo cenário global na antropologia

Why (post)colonialism and (de)coloniality are not enough: a postimperialist perspective.

O Grupo de Estudos em Antropologia Crítica é um coletivo independente que atua na criação de espaços de auto-formação e invenção teórico-metodológica. Constituído em 2011, o GEAC se propõe, basicamente, a praticar “marxismos com antropologias”. Isto significa desenvolver meios para refletir, de maneira situada, sobre os devires radicais da conflitividade social contemporânea. Delirada pelo marxismo, a antropologia se transforma, para o GEAC, numa prática de pesquisa e acompanhamento político das alteridades rebeldes que transbordam e transgridem a pretensão totalitária do modo de produção vigente e da sua parafernália institucional.

0 comments on “Antropologias Mundiais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: