Nesta terça-feira, membros da Rede de Antropologia Crítica participaram da marcha de abertura do Fórum Social Temático em Porto Alegre. No decorrer da manifestação, foram distribuídos vários exemplares da Tinta Crítica.

O evento contou com a participação de dez mil pessoas e esteve marcado pela diversidade de demandas políticas. Movimentos anti-imperialistas tradicionais e emergentes, trabalhadores de todos os países, membros de comunidades tradicionais, estudantes, sem-terra, movimentos negros, feministas e ambientalistas: estes foram os matizes de uma ampla demonstração de força da sociedade civil nas ruas da capital do Rio Grande do Sul.

Ao participar do Fórum Social Temático, os membros da RAC que se encontram em Porto Alegre procuram reiterar uma proposta de interlocução que coloque a prática antropológica em sintonia com a agenda transformadora dos movimentos sociais e populares. A consigna “descolonizar o saber e o poder” expressa, justamente, a motivação de inserir a crítica antropológica num horizonte ampliado de ação política assumindo as consequências epistemológicas decorrentes de tal escolha.
Nos próximos dias, os membros da RAC marcarão presença em outras atividades do FST.
– Quarta-feira (25/02), participarão da plenária “Um novo momento histórico?” coordenada por Edgardo Lander. Local: Salão de Atos da UFRGS.
– Sábado (28/o2), membros do Grupo de Estudos em Antropologia Crítica participarão da atividade “futuro e perspectiva da Universidade Popular dos Movimentos Sociais” no mesanino da Usina do Gasômetro. Nesta ocasião, Boaventura de Souza Santos concederá entrevista para A Tinta Crítica.
– Também no sábado, às 17h na Usina do Gasômetro, haverá divulgação da Tinta Crítica e da proposta de ação da RAC no Ato Público Rumo à Cúpula dos Povos.
Imagens produzidas pela Agência Carta Maior na Marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012
0 comments on “RAC – GEAC na Marcha de Abertura do Fórum Social Temático”